domingo, 11 de dezembro de 2011

Perpeção visual e Gestalt - Noções gerais

"O todo é mais do que a soma das partes".

A Teoria da Gestalt surge no início do século XX, a partir das ideias de psicólogos alemães e austríacos, em oposição direta às teorias  existentes na época. Nessa época, os estudos sobre a percepção humana estavam voltados para a análise atomista das coisas, ou seja, que só podemos perceber o objeto através de suas partes componentes. Opondo-se a essa teoria, a Gestalt afirma que não se pode conhecer o todo através das partes que o formam, mas sim, observamos e percebemos primeiro o todo para depois analisarmos as partes.
Christian von Ehrenfels (1859-1932), que lançou em 1890 as bases do que viria a ser a Psicologia da Forma, constatou que haviam duas espécies de qualidade de forma: as sensíveis que são próprias do objeto e as formais que são próprias da nossa concepção. Essas duas qualidades juntas formam a nossa percepção.
Dentro da Teoria da Gestalt, existem leis que regem a percepção humana das formas. Essa leis são as conclusões de que como o nosso cérebro funciona para perceber as imagens e objetos. São elas: a lei da semelhança, que afirma que nosso cérebro tende a agrupar elementos similares em cor, textura e outras características; a lei da proximidade que afirma que tendemos a agrupar elementos que estão próximos; a lei da boa continuidade que afirma que tendemos a relacionar elementos que estão alinhados, o que torna a imagem mais harmônica facilitando a nossa compreensão; a lei da pregnância que diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples: uma espada e um escudo podem tornar-se uma reta e um círculo, e um homem pode ser um aglomerado de formas geométricas. É o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada: desta forma, a parte mais facilmente compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos simplificação; e a lei da experiência passada que afirma que certas formas só podem ser compreendidas se já forem previamente conhecidas. Todas essas leis resumem como se forma a nossa percepção da realidade. A percepção visual representa uma interface entre o cérebro e o meio ambiente, o que chega ao nosso cérebro através da nossa visão e o que interpretamos a partir de nossas vivências e experiências.
A percepção visual é a maior auxiliadora no processo educativo, pois é através dela que iremos absorver de diferentes formas o que nos é passado tanto no ambiente escolar quanto no ambiente familiar.

Resumo feito por Bárbara Gomes. Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário