domingo, 18 de dezembro de 2011

Percepção e processos cognitivos

A percepção e a apredizagem fazem parte do processo cognitivo de cada ser humano, junto de outros elementos como a memória, a consciência, a atenção e a inteligência. É importante que façamos aqui uma distinção entre os conceitos de percepção e sensação e depois vejamos como eles influenciam na aprendizagem. Sensação é o processo de captação dos estímulos nervosos, enquanto que percepção é o modo como interpretamos, através da nossa experiência, os estímulos captados pela sensação.
A percepção, diferente da sensação, tem um caráter subejtivo. Para apreendermos a realidade que nos é dada, os objetos, as propagandas, até mesmo as nossas relações com as outras pessoas, nós interpretamos de acordo com as nossas experiências e então damos um significado para essa realidade. A nossa percepção é influenciada pela motivação e pelos estados emocionais em que nos encontramos. Por exemplo, o nervosismo e o medo, podem fazer com que interpretemos um fato de uma maneira totalmente diferente do que realmente é. O interesse também é um fator que influencia diretamente o processo de percepção, e principalmente de aprendizagem, já que os estímulos perceptivos são selecionados pela nossa atenção. É por este motivo que aprendemos com mais facilidade assuntos que mais nos fascinam.
A percepção social, também influencia de modo direto a aprendizagem. A percepção social é o modo como conhecemos os outros, analisamos seu comportamento e a partir disso orientamos o nosso próprio comportamento. Se uma criança tem uma boa percepção da professora e dos seus colegas de sala e até do próprio ambiente escolar, ou seja, se a sua interação social, com a professora, os colegas e escola, é boa, há ótimas chances do processo de aprendizagem ser satisfatório.
Um outro fator que influi bastante nos processos de percepção e de aprendizagem é a memória. A memóra é o registro de todas as experiências vividas na nossa consciência. Ao entrarmos em contato com algum objeto ou ficarmos diante de alguma situação, a nossa interpretação será tanto mais eficaz quanto mais "lembrarmos" daquele fato ou situação.
Vermos agora como os fatores citados acima influem no processo da apredizagem. A aprendizagem é um processo cognitivo que envolve processos motivacionais, emocionais e perceptivos e se manifesta em comportamentos. Há dois processos principais de aprendizagem: as não simbólicas e as simbólicas. Dentro das aprendizagens não simbólicas podemos distinguir a aprendizagem associativa e a não-associativa. A aprendizagem não-associativa refere-se à apreensão do indivíduo de um só estímulo. Existem dois modos de apreendermos esse estímulo: a habituação e a sensitização. A habituação é o fenômeno que nos faz não reagir a um estímulo específico. Por exemplo, quando saltamos de uma prancha alta pela primeira vez, sentimos medo e insegurança, porém ao fazermos isso mais vezes, passamos a não reagir mais a esse estímulo do medo. A sensitização por sua vez é uma forma de apurar os reflexos para sobreviver. A habituação refere-se à características de um estímulo positivo e a sensitização à características de um estímulo negativo. A aprendizagem associativa, por sua vez, refere-se a associação de estímulos e respostas.
A aprendizagem simbólica se divide em duas: a aprendizagem por imitação e a aprendizagem com recurso a símbolos e representações. A aprendizagem por imitação acontece ao longo do processo de socialização. Nós apreendemos determinados conhecimentos observando e imitando os outros. Porém, nem tudo que observamos, imitamos. Se imitamos uma ação, a efetuamos e ela nos traz consequências negativas, não mais a repetiremos. Já a aprendizagem com recurso a símbolos e representações permite que façamos a aquisição de conhecimento e de competência e procedimentos através da nossa percepção dos símbolos e das representações. Adquirimos conhecimento através de esquemas cognitivos prévios que permitem a integração da informação e adquirimos procedimentos e competências através da aplicação do conhecimento adquirido.
Podemos ver, portanto, que a nossa percepção do mundo, das pessoas e das relações que estabelecemos com elas e com os estímulos que elas nos proporcionam são fundamentais para o processo de aprendizagem.

Resumo feito por Bárbara Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário