Como ponto de partida tomemos o seguinte conceito de percepção:
O conjunto
de processos que organiza a informação na imagem sensorial e interpreta na
forma de algo produzido por objetos ou eventos no mundo exterior.[...] como
tendo sido produzidas pelas propriedades dos objetos ou eventos no mundo
exterior, tridimensional.( Gerrig E Zimbardo 2005, p 151)
Muitas pessoas costumam associar percepção à sensação, entretanto a partir
da definição apresentada podemos estabelecer o limite que as diferencia. A
sensação seria a impressão inicial sem a interpretação, aquilo que parece ser à
primeira vista. Já a percepção envolve processos que permitem interpretar a
sensação atribuindo um significado real.
Para ilustrar de maneira mais clara esta diferença, tomemos como exemplo
a imagem acima. Em uma primeira análise podemos ter a sensação de estar diante
de uma piscina real, mas logo a percepção nos mostrará que se trata de uma
expressão artística, pois, além de mecanismos sensoriais, somos capazes de
interpretar e significar o meio através da experiência prévia.
Este seria o papel da percepção na visão dos referidos autores. Segundo
os mesmos a percepção auxilia a compreender a sensação, extraindo significado a
partir da informação sensorial.
Desta forma temos três etapas básicas envolvidas no processo de
percepção: a sensação, a organização perceptiva e a identificação ou
reconhecimento.
Num primeiro momento temos a sensação, ligada aos aspectos biológicos da
percepção, à conversão de energia física em códigos neurais, o que envolve as
células especializadas tanto na retina como no córtex cerebral.
Num segundo momento ocorre a organização perceptiva, ou seja,
estimativas fundamentadas em conhecimentos passados. Percebemos através da
visão, por exemplo, aspectos como forma, tamanho, distância, orientação. Isto
ocorre de maneira rápida e eficaz sem que estejamos conscientes.
Na terceira etapa – identificação ou reconhecimento – associamos os
perceptos atribuindo-lhes significados. Associamos por exemplo um objeto
cilíndrico a uma lata e um esférico a uma bola. Por percepto podemos entender o
significado psicológico da percepção e não o objeto físico em si ou a sua
imagem. Vale ressaltar que esta etapa requer o desenvolvimento cognitivo do
sujeito e passa pela memória, valores, crenças, atitudes, entre outros. Neste
sentido temos que:
À medida que o ser se situa no mundo, estabelece relações de
significação, isto é, atribui significados à realidade em que se encontra.
Esses significados não são entidades estáticas, mas pontos de partida para a
atribuição de outros significados. Tem origem, então, a estrutura cognitiva (os
primeiros significados), constituindo-se nos ‘pontos básicos de ancoragem’ dos
quais derivam outros significados. (Moreira e Masini 1982, p 3)
Podemos concluir, ressaltando novamente a relevância do processo de
percepção na significação humana, bem como o papel que a bagagem adquirida
exerce sobre o que este pode perceber e, também, sobre o que realmente percebe.
Referências Bibliográficas:
GERRIG, R.J.; ZIMBARDO, P.G. Percepção.
In _____A Psicologia e a Vida.
Porto Alegre: Artmed, 2005.
MOREIRA,
M. A. e MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David
Ausubel. São Paulo, Moraes, 1982.
Imagem:
Disponível:
<http://novidadesnt.blogspot.com/2011/01/parece-mas-nao-e.html> Acesso
em, 17/12/2011.
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